O prazo para eliminá-los foi prorrogado por uma década, mas a situação persiste devido à falta de investimento e priorização pelo poder público.
Contudo em seu segundo mandato, em 2010, o presidente Luiz Inácio da Silva sancionou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, concedendo prazo até 2014 para a eliminação dos lixões no país e sua substituição por aterros sanitários.
Em conclusão o prazo foi prorrogado por uma década, até agosto deste ano. Passados 14 anos, ainda há cerca de 3 mil lixões, distribuídos por 1.
Brasil Lixões Política Nacional
Portanto não basta descartar o lixo, é preciso descartá-lo em aterros sanitários construídos e administrados tecnicamente. Um incêndio que, em agosto e setembro, atingiu seis municípios na região do Parque Nacional da, destino turístico declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, começou num lixão na zona de proteção ambiental de Pouso Alto, em Alto Paraíso de Goiás.
Em suma os lixões do país injetaram na atmosfera em 2022 o equivalente a 15,6 milhões de toneladas de CO?, de acordo com o Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima. Em 2007, quando essas emissões chegaram ao pico, eram 19,2 milhões de toneladas.
Fonte: HT.