AMPLA - Principais Notícias

ES investe em biodigestores para tratar esgoto rural

20/10/2024

 A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) adquiriu e está em fase final de instalação de 542 Kits de tratamento de efluentes domésticos, que têm como objetivo promover o tratamento de esgoto doméstico na área rural em Unidades Demonstrativas (Microbacias), localizadas em quatro municípios no sul do Estado, reduzindo a carga poluente e contribuindo para a saúde e a segurança hídrica da população nessas áreas.

Composto por um biodigestor, uma caixa de gordura e de secagem de lodo e vala de infiltração, os kits de tratamento de efluentes domésticos vão atender aproximadamente três mil moradores da zona rural dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

Com investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões, a aquisição faz parte do Programa para a Conservação e a Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo (Probacias) e foi financiada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua) e da Agerh.

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, explica que com a aquisição e instalação dos biodigestores, que faz parte do projeto Probacias, já foi possível observar os primeiros resultados na melhoria da qualidade de água dos rios onde o projeto atua e ressalta que essa ação é mais um passo do Governo do Estado por meio da Agerh na gestão de recursos hídricos.

“Com a instalação dos biodigestores, todo efluente doméstico, tanto da cozinha quanto dos banheiros das residências contempladas, são devidamente tratados, fazendo com que diminua significativamente o grau de poluição nos cursos d’água daquela região. Os resultados são muito positivos, pois além de todos os benefícios, estamos também limpando o rio e promovendo uma melhor sustentabilidade para a dinâmica hídrica e manutenção dos ecossistemas desses rios e córregos”, acrescentou Ahnert.

Os 542 equipamentos utilizados no tratamento dos efluentes domésticos, vão possibilitar a melhoria do esgotamento sanitário na área rural, podendo tratar até 325 mil litros de esgoto doméstico por dia, evitando que sejam despejados nos cursos d’água.

“O biodigestor trouxe bastante benefício para minha família, vizinhos e para o meio ambiente. Além disso, a Agerh também explicou sobre o uso e os benefícios do equipamento e agora estou fazendo a minha parte”, disse Devair Werneck, produtor rural de São Domingos de Baixo, no município de Muqui, que foi um dos contemplados pelo Programa.

Moradores das localidades contempladas com os kits de tratamento de efluentes também estão recebendo capacitações, que são realizadas pela Agerh. Ao todo, duas mil pessoas serão beneficiadas com as capacitações, que abordam educação ambiental, a importância do saneamento rural e instruções sobre a manutenção adequada dos sistemas de tratamento instalados.

As capacitações têm como objetivo apresentar as ações do projeto e informar as comunidades sobre como utilizar os equipamentos de forma eficaz, promovendo melhorias na qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

“O monitoramento dos resultados obtidos nas Unidades Demonstrativas do Probacias vão contribuir muito para a difusão das tecnologias empregadas nas ações desenvolvidas pelo programa, demonstrando, sensibilizando e estimulando os produtores rurais e seus familiares, de outros municípios do Estado a adotarem as tecnologias testadas e comprovadas pelo Probacias, em suas propriedades”, pontuou o coordenador do Probacias da Agerh, Ricardo Valory.

A Agerh também realiza o monitoramento da qualidade e quantidade de água nas microbacias localizadas na área de abrangência do Probacias, avaliando os resultados das intervenções de conservação de água e solo e tratamento de efluentes domésticos nas microbacias contempladas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agerh